sexta-feira, 25 de maio de 2007

Parte 6: A visita ao ginecologista.

A visita ao ginecologista.

Tem mulher que transa, tem a maior intimidade com o parceiro, mas quando pensa em ir ao ginecologista já fica vermelha, morre de vergonha. Está certo que um exame ginecológico pode não ser uma coisa muito agradável ou confortável. Mas é o que a mulher precisa fazer para conseguir manter a saúde sexual. A partir do momento em você menstrua, deve ir se preparando para visitar esse médico. Essas visitas devem ocorrer pelo menos uma vez por ano, ou sempre que aparecer algo diferente em seus genitais.

Mas se você não tem nada de errado, nenhum problema, por que é que tem que ir ao médico? Boa pergunta. Porque muitos problemas podem começar sem que você perceba. O ginecologista, através do exame clínico e de alguns exames de laboratório, pode perceber um problema logo que ele está começando e o tratamento, assim, tem muito mais chances de dar certo. Um dos exames que a mulher deve fazer anualmente é o chamado Papanicolau. Ele previne o câncer do útero. Não precisa ficar arrepiada ao ouvir essa palavra. Hoje em dia a medicina está muito avançada e os tratamentos são muito eficientes. Através de um simples exame de material colhido do colo de seu útero e feito no laboratório, seu médico pode saber como proceder para garantir sua saúde e sua vida.

O primeiro passo para conseguir fazer essas visitas sem grandes traumas é escolher o seu médico. Tem mulher que se sente mais à vontade com uma médica, outras já ficam mais seguras com um médico.

Tanto faz, seja homem ou mulher, lembre-se que o médico vai examinar você com olhos profissionais. O que importa mesmo é a competência dele. Escolha o que deixar você mais à vontade, aquele com quem você simpatiza mais, que não mostra pressa em terminar a consulta, e que dá mais liberdade para que você possa fazer as perguntas que quiser sem ficar com vergonha.

Você deve, todo mês, fazer o auto-exame das mamas para cuidar bem deles. Primeiro passo: deitada, apalpe os seios com os dedos para ver se encontra algum caroço. Em pé faça a mesma coisa, de preferência na hora do banho, quando a pele está lisa de sabão. Erga os braços em frente ao espelho e observe bem para ver se nota diferença entre eles ou algum caroço estranho. Caso perceba algo, procure imediatamente um médico.

Importante: mesmo que você esteja com corrimento mau cheiroso, não faça lavagens vaginais antes de ir ao médico. Isso pode dificultar o diagnóstico do problema.



Este texto faz parte do livro eletrônico "Sexo Cabeça", escrito especialmente para a Internet e para o UOL pela psicóloga Rosely Sayão.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho 14 anos e deixei ontem de ser virgem. vou ao ginecologista para a semana e ela vai ver que não sou virgem e a minha mãe vai la estar mas eu não quero que ela saiba! posso inventar que rompi o hímen de outra maneira?

Anônimo disse...

soh se vc dsser q perdeu por masturbaçao, mas acho q pra vc naum seria agradavel... pq vc naum chega com a sua mae e cnversa abertament neh?

Anônimo disse...

Olha você pode opitar que a sua mae nao fiquei na sala, e se a médica te examinar e ver que nao é mais virgem, se vcê nao quizer que ela fale a sua, a obrigação dela é nao dizer :D (Y)

Anônimo disse...

Comecei a ler o blog estou amando.
Estou com medo pq tenho 12 anos vou fazer 13 em novembro,e já tenho um pouco de pelos e mamas só q ainda não desceu para mim,já para minha amigas sim,eu estou achando isso um pouco estranho,não é.

Anônimo disse...

tenhu mto medo de ir no gineco..
minha mae naum sabe qe eu ja transei..